Monitor diagnóstico: saiba como escolher um para clínicas de radiologia

Escolher um monitor diagnóstico de bom desempenho é uma decisão que envolve análise e cuidado. Isso porque os profissionais da saúde necessitam de uma visualização de alta qualidade das imagens dos seus pacientes.

A boa notícia é que esse processo pode ser bem prático, desde que se tenha atenção a pontos específicos e o melhor fornecedor.

Acompanhe este conteúdo que fizemos especialmente para ajudar você a escolher um monitor diagnóstico para sua clínica de radiologia. Boa leitura!

Importância de um monitor diagnóstico de alto desempenho para radiologia

São os monitores diagnósticos os verdadeiros aliados para garantir de forma precisa e confiável a análise das imagens coletadas em procedimentos radiológicos.

Os monitores de alta qualidade:

  • fornecem imagens em detalhes;
  • reproduzem as áreas focos com precisão;
  • seguem padrões médicos internacionais;
  • auxiliam nas interpretações das imagens;
  • ajudam a minimizar erros de diagnósticos.

Ou seja, eles são essenciais para proporcionar qualidade nos cuidados com a saúde, garantindo diagnósticos com mais precisão e, consequentemente, tratamentos eficazes.

Com um monitor de alto desempenho, os radiologistas podem contar com imagens nítidas e um fluxo de trabalho mais efetivo, oferecendo aos pacientes o melhor atendimento e as melhores experiências.

Afinal, o que é um monitor radiológico?

Os monitores radiológicos são um modelo específico de monitor médico, produzidos para a visualização de imagens radiológicas em locais clínicos.

Estes ambientes demandam a presença desses equipamentos, considerando que são de suma importância para uma visualização completa e minuciosa das imagens radiológicas.

São aparelhos fundamentais para os profissionais de saúde, principalmente quando se trata da radiologia, uma área que interpreta imagens obtidas por radiografia, tomografias, ressonais magnéticas e demais exames.

É hora de escolher um monitor de qualidade para sua clínica radiológica

A escolha de um bom monitor é fundamental, pois ele irá ajudar na garantia da precisão dos diagnósticos feitos a partir da interpretação das imagens.

Sendo assim, alguns pontos devem ser considerados na hora de adquirir um, obtendo excelência na escolha do equipamento. Confira:

Procure conhecer os variados modelos de monitores

Quando se fala em monitores, é importante entender que o mercado é vasto. Há três tipos de equipamentos, com configurações específicas para atender às necessidades das clínicas de radiologia. São eles:

  • Monitores clínicos: projetados e indicados para visualização de imagens radiológicas, desempenham um papel importante no momento de os profissionais interpretarem precisamente os exames de imagem.

  • Monitores cirúrgicos: responsáveis em fornecer aos médicos em sala de cirurgia informações importantes sobre o paciente durante a realização de procedimentos médicos, o que inclui atividade cerebral, sinais vitais e raio-x;

  • Monitores diagnósticos: trata-se de monitores com recursos integrados para automatizar as tarefas médicas, assim promovendo resultados diagnósticos mais rápidos e precisos.

Atente-se à resolução

Os monitores devem ter alta resolução, garantindo detalhes mais nítidos e precisos das imagens. Os mais indicados para radiologia ficam por conta dos monitores diagnósticos com resolução de 3 MP, 5 MP e 8 MP.

Verifique a calibração e a estabilidade das cores

Os equipamentos precisam manter a estabilidade da cor ao longo do tempo. Por isso, uma dica é buscar por aparelhos que tenham calibração automática ou que possuam assistência para calibração.

Defina o tamanho do monitor

O tamanho deve ser definido de acordo com as necessidades específicas da organização. Mas certifique-se de que ele tenha o tamanho suficiente para os profissionais visualizarem as imagens de forma totalmente detalhada.

Garanta que o monitor seja compatível com os padrões médicos

É importante que os monitores sejam apropriados e atendam aos padrões médicos necessários, como o DICOM Part 14.

Não deixe de analisar as certificações, a garantia e o suporte técnico

Pesquise se o monitor é certificado e indicado ao setor médico. Procure um item que tenha suporte técnico confiável e garantia de qualidade, proporcionando, sempre que necessárias, as manutenções e calibrações.

Compre seus monitores com quem entende do assunto!

É válido destacar que monitores médicos de qualidade não são encontrados em lojas de departamento ou estabelecimentos de informática. 

Sendo assim, busque o seu aparelho com fornecedores especialistas em comercializar esse tipo de produto, como a FutureMed. Somos uma empresa experiente do segmento médico que realiza comércio e manutenção de equipamentos médicos e hospitalares no setor radiológico.

Na hora da compra, tire todas suas dúvidas com um de nossos representantes, tendo a certeza de que terá assistência técnica e garantia, tudo para evitar problemas futuros com o equipamento.

Seguindo os passos citados ao longo deste conteúdo, você terá o melhor monitor diagnóstico para a sua clínica.

Fale com nossos profissionais. Estamos prontos para auxiliar você nesse momento de escolha tão importante!

Mais Conteúdos
Radiografia Digital Dinâmica (DDR) e a sua revolução na saúde em 2024
Inteligência Artificial e suas aplicações na radiologia
Conheça o Mammo 1012C – Cassete-a-si para Mamografia