BLOG

Saiba quais os benefícios de visualizar imagens com o DICOM

Você já ouviu falar em DICOM? Trata-se de um conjunto de normas que proporciona uma troca de informações das imagens radiológicas armazenadas, garantindo máxima segurança e qualidade para que os profissionais as analisem corretamente.

Os avanços tecnológicos não param e, por isso, quem atua com diagnósticos por imagens deve se atualizar. O DICOM é uma dessas ferramentas que surgiu como uma verdadeira solução para melhorar ainda mais o armazenamento dos dados e a comunicação.

Continue a leitura atentamente e saiba mais sobre o assunto!

Saiba o que é o DICOM

DICOM é a sigla para Digital Imaging and Communications in Medicine (DICOM), em português, Comunicação de Imagens Digitais na Medicina. 

Trata-se de um conjunto de normas criadas para padronizar o formato de exames de diagnóstico, garantindo que as imagens sejam lidas por qualquer tipo de aparelho digital.

Por conta dessa uniformização, exames de tomografia, ressonância e raio x passaram a ser armazenados em um formato único, facilitando o armazenamento das imagens e a comunicação dos diagnósticos.

Importância de contar com esse padrão

Como falado, o DICOM é essencial para as áreas médicas que lidam com os diagnósticos, permitindo que as imagens sejam compartilhadas entre equipamentos e sistemas diferenciados, sempre com muita segurança.

Sem esse padrão, a comparação de imagens e um diagnóstico completo e eficaz pode ser complexo. Por outro lado, o seu uso proporciona uma transmissão eletrônica de altíssima qualidade, proporcionando aos profissionais uma análise mais precisa e correta.

Por último, o DICOM permite que  informações relacionadas com as imagens (como dados dos pacientes, tipo de exames e outros detalhes) sejam incluídas no próprio arquivo de imagem. Prático, não é mesmo?

Toda essa tecnologia e facilidade garantem aos profissionais acesso às informações dos pacientes, realizando, assim, suas atividades em equipe e sempre em busca do melhor diagnóstico e tratamento.

Benefícios ao utilizar o DICOM

Quem não quer uma clínica de imagens com processos de alto desempenho? A diversidade de imagens e a falta de nitidez e legibilidade podem atrapalhar a avaliação de exames e diagnósticos.

E é por isso que se tem o padrão DICOM, criado especialmente para promover segurança nessas análises. Mas não para por aí. Confira os demais benefícios:

Diagnósticos mais precisos

As inovações tecnológicas criaram um padrão, melhorando a nitidez das imagens e facilitando sua análise e interpretação. Esse aperfeiçoamento pode ser considerado um dos principais benefícios quando se trata do padrão DICOM.

Facilidade de acesso

Optar por um padrão faz com que os profissionais de imagem tenham facilidade para acessar resultados de exames por diversos dispositivos. Assim, elimina-se a necessidade da presença física na clínica para diagnosticar pacientes.

Maior facilidade para compartilhar informações

A partir do momento que um profissional tem dúvidas ou quer a análise de outros especialistas para confirmar um caso, os exames de imagens poderão ser compartilhados. 

Toda essa praticidade auxilia em análises mais assertivas, considerando que todos  têm acesso às imagens do caso, quando e de onde estiverem.

Qualidade garantida para os envios de imagens

O envio digital das imagens não prejudica sua qualidade. Isso quer dizer que, mesmo que online, os exames terão alta qualidade de visibilidade, evitando erros durante sua interpretação.

Imagens acessadas de forma segura

O DICOM é capaz de uniformizar processos que demandam protocolos de segurança, como confirmação de armazenamento, uma tecnologia que confirma se as imagens foram armazenadas em outro equipamento.

Investir nesse formato pode melhorar a comunicação, proporcionando benefícios para todos. Isso porque com a alta demanda da realização de exames de imagens, é fundamental ter eficiência e segurança, principalmente no envio dos exames online.

DICOM e a FutureMed

Como pudemos entender ao longo deste conteúdo, o DICOM tem como finalidade garantir a qualidade das imagens e a comunicação de diagnósticos.

Este padrão é um enorme avanço para os exames diagnósticos por imagens, beneficiando os pacientes (que buscam um diagnóstico) e os profissionais (que analisam e definem o melhor tratamento).

Nós, da FutureMed, entendemos a importância desse padrão e, por isso, fornecemos equipamentos de imagem de alta qualidade. Quer saber mais? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas.

Mais Conteúdos
Saiba o que é e quais os melhores equipamentos de ressonância magnética do mercado
Alta performance em imagens radiológicas com o raio X GXR
Imagens radiológicas: você sabe como analisá-las?