BLOG

Saiba o que é radiologia online e seus benefícios

Uma coisa é certa: a radiologia se tornou uma das áreas médicas que mais passa por avanços tecnológicos. Um exemplo disso é a radiologia online, em que, aliada com a telemedicina, proporciona inúmeros benefícios para profissionais e pacientes.

A radiologia online é uma modalidade que vem sendo frequentemente utilizada em áreas rurais ou remotas, onde o acesso a especialistas acaba sendo limitado. Outro benefício é sua utilização para redução do tempo de espera de diagnósticos. 

O objetivo é sempre melhorar os atendimentos, auxiliando na redução de custos e até mesmo na obtenção de resultados mais precisos.

Para compreender melhor o assunto e o motivo dessa tecnologia ser tão importante, continue acompanhando este conteúdo. Vamos nessa!

Entenda como a radiologia online funciona

O funcionamento da radiologia online é baseado em princípios básicos, fazendo com que o sistema seja seguro com relação à troca de informações, a protocolos de compartilhamento e à tecnologia digital.

Esse processo de funcionamento online envolve os seguintes passos:

  • Aquisição de imagens: o paciente realiza o exame de raio x.
  • Digitalização das imagens: as imagens são digitalizadas e enviadas online para um sistema de gerenciamento.
  • Transmissão das imagens: todas as imagens são transmitidas via internet para o profissional radiologista.
  • Interpretação das imagens: o profissional utiliza, em sua maioria, softwares especializados para uma melhor visualização e interpretação das imagens.
  • Emissão de laudos: o laudo é emitido e enviado de forma online para o responsável pela solicitação do exame de imagem.
  • Arquivamento das imagens: por fim, as imagens e o laudo são arquivados eletronicamente em um sistema seguro e próprio para o gerenciamento de imagens médicas.

No entanto, é válido ressaltar que a radiologia online deve sempre ser realizada com cuidado e juntamente a médicos especialistas no quadro clínico dos pacientes.

Afinal, o que é a radiologia online?

De forma simples, a radiologia online, também conhecida como telerradiologia, é uma modalidade de serviços que utiliza tecnologias para permitir que as radiografias sejam interpretadas de maneira remota.

Ou seja, um médico pode enviar um exame de imagem, no caso a radiografia, através da internet, seja qual for a sua localização geográfica.

Frequentemente utilizada em áreas onde o acesso aos especialistas em radiologia é limitado, a telerradiologia atua para reduzir tempos de espera para diagnósticos.

Assim, entende-se que se trata de uma maneira focada em melhorar os atendimentos aos pacientes, permitindo mais precisão e agilidade.

Benefícios de apostar nesse tipo de tecnologia

A radiologia online pode proporcionar inúmeras vantagens para pacientes e profissionais de saúde, como agilidade dos diagnósticos e fácil acesso aos laudos, mesmo que remotamente, sempre com a garantia de que o exame será avaliado por profissionais.

É um setor de grande potencial para melhorias no atendimento ao paciente, redução de custos, flexibilidade de horários e atendimentos remotos.

A seguir, separamos alguns dos principais benefícios da radiologia online:

Acesso a especialistas

O modelo de radiologia online permite que médicos, de maneira remota, sejam capazes de acessar exames de raio X onde quer que estejam.

Diagnósticos mais rápidos

Os resultados dos exames podem ser analisados mais rapidamente, reduzindo o tempo de espera para diagnósticos, prognósticos e tratamentos.

Mais precisão nos resultados

A radiologia online possibilita que vários especialistas analisem os exames de imagem de forma mais detalhada e precisa, obtendo consequentemente resultados mais concretos e promovendo tratamentos mais eficazes.

Redução de custos

Sim, a radiologia online pode auxiliar na redução com custos de exames, isso porque evita que pacientes sejam transferidos ou que especialistas permaneçam em tempo integral nos ambientes de saúde.

Melhor atendimento aos pacientes

Atua na melhoria dos atendimentos aos pacientes, fornecendo diagnósticos mais rápidos e colaborando na experiência do paciente, que terá tratamentos com os melhores resultados.

Conheça os exames realizados via radiologia online

De acordo com o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM n. 2.107/2014, algumas regras referente aos exames que se enquadram na modalidade radiologia online precisam ser seguidas.

Por isso, são permitidos os seguintes exames radiológicos online:

  • radiologia geral (raio x de crânio, tórax, abdômen, seios da face, articulações e esqueleto);
  • mamografia digital;
  • tomografia computadorizada;
  • ressonância nuclear magnética;
  • densitometria óssea;
  • raio x de tórax OIT.

Todos os exames são realizados apenas por técnicos de radiologia altamente treinados e que, após a captação das imagens, são responsáveis por enviá-las para análises clínicas.

Ademais, a radiologia online é uma verdadeira aliada das novas tecnologias, permitindo avaliação e laudos de exames de imagem mesmo que a distância, podendo otimizar os fluxos de gestão.

Esperamos que você tenha entendido o assunto e a importância da telerradiologia. Aproveite para nos acompanhar também pelo Facebook e Instagram. Para mais conteúdos como este, visite nosso blog FutureMed.

Mais Conteúdos
Saiba quais os benefícios de visualizar imagens com o DICOM