BLOG

Radiologia do futuro: o que esperar?

Equipamentos, métodos precisos e novos tratamentos surgem a todo momento, proporcionando atendimentos de máxima excelência aos pacientes.

A Radiologia é um setor que acompanha os avanços tecnológicos de forma assertiva, afinal, quanto mais precisos esses resultados forem, melhores serão os tratamentos.

Você já ouviu falar da Radiologia do Futuro? Aspectos como a Inteligência Artificial e a Radiologia 4.0 vêm tornando os atendimentos mais complexos e inovadores. Acompanhe este artigo até o final e entenda!

Vamos ao assunto!

O que é a Radiologia do Futuro?

A Radiologia do Futuro pode ser definida como uma área que vê a tecnologia como fonte para modificar diagnósticos. Ou seja, é ainda mais eficiente, seja por proporcionar tratamentos eficazes ou otimizar a gestão dos centros radiológicos.

Mais segura, simples, com armazenamento de dados mais rápido, emissão de laudos e acesso remoto para as imagens, a Radiologia é, sem dúvidas, um dos setores da saúde que mais conta com oportunidades.

Saiba o que esperar da Radiologia nos próximos anos

Entre as muitas previsões para o futuro radiológico, a Inteligência Artificial é uma das que mais gera expectativas entre os profissionais. Afinal, trata-se de uma tecnologia complexa e que já se faz presente em vários setores.

A seguir, veja as tendências que separamos para você.

Métodos híbridos combinados com tecnologias

O chamado uso combinado de duas ou mais tecnologias é uma das principais inovações dos últimos tempos quando o assunto é Radiologia. Muitos profissionais já associam elementos radiológicos com práticas de medicina nuclear.

Espera-se que esse método esteja cada vez mais à disposição dos profissionais, permitindo diagnósticos mais precisos, rápidos e econômicos, uma vez que ferramentas híbridas combinadas diminuem a repetição de procedimentos.

Armazenamento em nuvem

Armazenamento em nuvem, também conhecido pelo termo em inglês “cloud computing”, já vem atuando na promoção de mais segurança para a prática radiológica e demais áreas médicas.

Esse tipo de armazenamento promove acesso remoto às imagens, assim, os profissionais podem emitir laudos mesmo quando não estiverem na clínica ou no hospital, tornando a liberação de resultados mais rápida.

Inteligência Artificial – Machine Learning

O uso da Inteligência Artificial gera uma enorme expectativa entre os profissionais, por se tratar de uma tecnologia capaz de reduzir o tempo de leitura dos dados de imagem que são gerados, aumentando a precisão de exames e diagnósticos.

Está presente em exames radiológicos, tendo o apoio da tecnologia na solução de demandas.

Integração de sistemas

Mesmo que já existam sistemas de gestão hospitalar focados na Radiologia, as mais recentes tendências do setor revelam a necessidade do uso integrado de outras ferramentas, para simplificar tarefas e reunir dados com informações de imagem.

Ou seja, os serviços radiológicos poderão contar com protocolos padronizados para a emissão de laudos, aproveitando ainda o acesso a todas as informações necessárias sobre cada paciente.

Radiologia 4.0

A Radiologia 4.0 é um termo relacionado com a gestão de negócios, absorvendo o uso das novas tecnologias. Tudo isso em união com a Inteligência Artificial e o armazenamento em nuvem para solucionar rapidamente as demandas.

Benefícios da tecnologia nos exames por imagem

Uma coisa é certa: exames por imagem (no caso, os de raio X) são essenciais para esclarecimento de quadros clínicos, planejamento de cirurgias e até diagnósticos complexos.

Com aparelhos certos, é possível visualizar de forma rápida, segura e qualificada as análises. Além disso, quatro benefícios se destacam em meio à tecnologia dos exames por imagem.

1- Melhor visualização

Além da velocidade em gerar resultados, as imagens de um raio X contam com mais qualidade em sua visualização, principalmente quando se trata de diagnósticos por imagem, em que qualquer detalhe é importante.

Com a redução de ruídos e o aumento do contraste, as imagens obtidas podem ser melhor interpretadas em detalhes, promovendo aos pacientes diagnósticos precisos.

2- Mais segurança

A segurança é um ponto que ganhou muito com a tecnologia na radiologia, isso porque a realização dos exames de imagem envolve, em sua maioria, produtos com substâncias tóxicas e radioativas. Com as inovações, é possível reduzir impactos para a saúde de técnicos e pacientes.

3- Profissionais mais informados

O profissional radiologista pode apresentar outras especializações, sendo um verdadeiro perito no assunto. Isso só é possível pois a tecnologia oferece informações responsáveis por melhorar o desempenho no laudo, por exemplo, estatísticas, gráficos e dados recentes sobre um determinado diagnóstico.

4- Mais agilidade nos processos

A otimização de tempo é, sem dúvidas, o que pode salvar vidas, levando em consideração que um diagnóstico demorado pode influenciar na piora do quadro do paciente. 

Com a tecnologia, existe uma maior agilidade, principalmente no momento de laudar os exames, tudo por conta de aparelhos modernos e com maior capacidade no processamento e na entrega dos resultados de imagem.

Pudemos compreender os avanços já vividos pela radiologia e o que ainda está por vir. Um futuro próximo e com necessidade de novas tecnologias.

Todos esses avanços existem para melhorar e facilitar o trabalho de um profissional de radiologia. Portanto, procure sempre estar em dia com assuntos fundamentais como esses.

Para não perder mais nenhum conteúdo, acompanhe o blog FutureMed. E caso precise de auxílio na hora de comprar ou realizar a manutenção de aparelhos e componentes para exames de imagem, não hesite em nos contatar!

Mais Conteúdos
Saiba quais os benefícios de visualizar imagens com o DICOM