BLOG

Radiologia 4.0 e suas principais vantagens

Profissionais de saúde sabem da importância de um bom equipamento radiológico, principalmente diante de tantas inovações e avanços tecnológicos aos quais estamos presenciando.

A transformação digital passou a ser uma exigência, principalmente para quem quer se tornar competitivo no mercado e oferecer os melhores atendimentos aos seus pacientes.

Assim, a radiologia 4.0 torna-se uma ótima opção, sendo capaz de promover atendimentos mais eficientes e exames mais precisos.

Neste conteúdo, será possível entender a radiologia 4.0 e suas principais vantagens. Boa leitura!

O que é a radiologia 4.0?

Trata-se de um movimento que visa integrar as novas tecnologias aos processos radiológicos. É uma essencial e importante inovação para o setor da saúde.

Entre as principais ferramentas da radiologia 4.0, destacam-se:

  • sistemas de desktop e web para captura de imagens;
  • softwares próprios para planejamento de implantes;
  • coleta e edição de imagens através das câmeras dispostas nos aparelhos de raio x;
  • sistemas para sincronização em nuvem;
  • modelo digitais para auxílio em modelagem 3D;
  • sistemas de telerradiologia que auxiliam na elaboração dos laudos a distância.

A radiologia 4.0 oferece, ainda, uma visão de gestão de negócios mais assertiva dentro do setor de saúde, com base em Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Big Data, Segurança Cibernética, Integração de Sistemas e muito mais, sempre buscando otimizar os melhores resultados.

Saiba como a radiologia 4.0 funciona

Essa ferramenta atua através de inovações, proporcionando aos processos diários mais desempenho e desburocratização.

Um ponto importante é que a radiologia 4.0 pode ser integrada com demais soluções, como o prontuário dos pacientes, trazendo melhores resultados, redução de custos e otimização dos processos.

Quando um ambiente de saúde investe nesta tecnologia, as entregas são maximizadas. Além disso, a implementação dela proporciona soluções inovadoras, impactando positivamente os pacientes e profissionais.

Conheça 7 vantagens desse avanço tecnológico

De uma coisa temos certeza: a radiologia 4.0 veio para oferecer inúmeras vantagens para os ambientes que realizam exames radiológicos. Dentre elas, podemos destacar:

1- Redução de custos

As organizações que utilizam a radiologia podem ter uma redução de custos ao optarem por um sistema integrado na gestão de imagens, fazendo com que o uso de papel seja diminuído e até extinto, uma vez que os resultados passarão a ser digitais.

2- Exames analisados com mais qualidade

Quando se tem um processo tecnológico, é possível ter auxílio de recursos modernos, capazes de realizar análises de exames ainda mais detalhadas. Assim, os pacientes  recebem diagnósticos mais precisos e têm um início de tratamento mais acelerado.

3- Aumento na produtividade

A tecnologia presente na radiologia 4.0 pode reduzir erros operacionais, fazendo com que o local seja ainda mais produtivo. Anteriormente, as emissões de laudos, por exemplo, eram mais lentas, burocráticas e suscetíveis a erros. Mas com esta tecnologia, elas são realizadas de maneira mais rápida e correta.

4- Atendimento mais ágeis aos pacientes

Sim, os atendimentos podem ser mais acelerados, já que os médicos podem acessar rapidamente os exames através das imagens na nuvem, proporcionando diagnósticos mais ágeis.

A própria Associação Brasileira de Radiologia, Odontologia e Diagnóstico por Imagem (ABRO) afirma que a implementação das facilidades proporcionadas pela radiologia 4.0 impacta de maneira direta nos pacientes, fazendo com que tenham um atendimento mais confortável e objetivo.

5- Aumento da competitividade

Quando um bom atendimento é oferecido aos pacientes, o ambiente de saúde consegue melhorar ainda mais a competitividade mediante a concorrência, sendo capaz de conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

6- Tomadas de decisão mais ágeis

Na área da saúde, incontáveis decisões são tomadas ao longo do dia, o que faz com que a radiologia 4.0 chegue para acelerar os processos, reunindo dados em um só lugar, otimizando o processo de tomadas de decisão.

7- Armazenamento totalmente seguro de consultas e exames

O armazenamento em nuvem guarda de forma segura os exames, possibilitando que os pacientes e profissionais possam consultar e analisar esses resultados sempre que for necessário, de qualquer lugar e de maneira totalmente online. Lembrando que essas informações só podem ser consultadas mediante autorização prévia, com login e senha.

Neste artigo, foi possível compreender que a radiologia 4.0 pode garantir inovação, otimização e realização de processos de maneira mais assertiva e moderna. Como resultado, pacientes e colaboradores bem satisfeitos e maior performance.

A sua instituição de saúde já conta com os melhores aparelhos radiológicos para executar os melhores exames de imagem?

Fale com um dos especialistas FutureMed para conhecer equipamentos de ponta e ideais para otimizar os seus processos!

Mais Conteúdos
Saiba quais os benefícios de visualizar imagens com o DICOM