Radiografia Digital Dinâmica (DDR) e a sua revolução na saúde em 2024

A radiologia vem passando por inúmeras revoluções, e uma delas é a Radiografia Digital Dinâmica, muito aguardada para 2024, principalmente pelas clínicas que desejam aperfeiçoar os atendimentos, diagnósticos e tratamentos.

Essa técnica permite imagens do corpo em movimento e com baixa dose de raio x. Com qualidade e precisão dos diagnósticos, ela chega para elevar ainda mais a medicina diagnóstica.

Continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre esse passo tão importante para a radiologia brasileira!

O que é uma Radiografia Digital Dinâmica?

Como falado, a DDR é uma técnica para obtenção de imagens em movimento e com mais detalhes.

Diferentemente das radiografias tradicionais, em que as imagens são registradas em filmes específicos, a DDR faz o uso de detectores digitais para capturá-las e processá-las.

Com capacidade de obter projeções instantâneas, maior flexibilidade durante o processamento das imagens, menos exposição à radiação e capacidade de armazenamento facilitado, a DDR tem tudo para ser uma técnica muito utilizada neste ano e nos próximos.

Diagnósticos médicos podem se modernizar com a Radiografia Digital Dinâmica

Já imaginou conseguir observar e diagnosticar os processos internos de um corpo humano em movimento? Com a tecnologia RDD isso é possível, pois ela promove a captura das imagens ainda em movimento.

As imagens captam diretamente o funcionamento interno do corpo, fazendo com que os profissionais obtenham diagnósticos precisos e prescrevam tratamentos cada vez mais eficazes.

Segundo uma publicação da revista Exame, a Radiografia Digital Dinâmica destaca-se como uma tecnologia representante de um avanço surpreendente para a medicina diagnóstica, focada, principalmente, em decisões formadas e assertivas quando se trata de diagnósticos e tratamentos médicos.

2024 promete ser o ano da tecnologia de Radiografia Digital Dinâmica

Prevista para fazer parte dos laboratórios radiológicos a partir deste ano, a Radiografia Digital Dinâmica promete modernizar até mesmo os simples exames de raio x.

Espera-se que o equipamento, que já está em processo de homologação nos órgãos de controle, seja liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio de 2024, após a conclusão dos testes.

A tecnologia pode ser um verdadeiro avanço para o setor de saúde, aumentando cada vez mais a precisão e a qualidade dos diagnósticos.

Benefícios em investir nessa tecnologia

A DDR é promissora quanto aos benefícios que pode proporcionar, principalmente quando comparada com as técnicas radiológicas já convencionais e muito utilizadas. 

Sendo assim, confira alguns a seguir:

Imagens em tempo real

A DDR permite que os profissionais visualizem e monitorem todos os movimentos internos do corpo, tudo em tempo real, sendo uma técnica útil em procedimentos dinâmicos, como os guiados por imagem.

Diminuição dos processos invasivos

A Radiografia Digital Dinâmica fornece informações detalhadas, podendo evitar a necessidade de cirurgias exploratórias, promovendo tratamentos mais focados e principalmente mais acessíveis.

Menos exposição radioativa

Quando comparada com exames radiográficos tradicionais, a DDR demanda doses menores de radiação na hora de obter imagens com alta qualidade. Um verdadeiro benefício para os pacientes, considerando a segurança na aplicação de radiação.

Maior flexibilidade na manipulação das imagens

Com a tecnologia, é possível manipular as imagens após o processamento. As alterações variam entre contraste, brilho e demais características utilizadas para melhorar a visualização.

Eficácia no armazenamento e compartilhamento de imagens

As imagens digitais podem ser armazenadas em sistemas de gerenciamento de imagens médicas, conhecidos como PACS e, assim, compartilhadas entre os profissionais, agilizando consultas remotas e reduzindo a necessidade de local físico para armazenamento.

Melhor qualidade dos diagnósticos

Pela capacidade de ajustar as imagens de forma digital e de oferecer maiores detalhes, a qualidade do diagnóstico é otimizada, sendo fundamental para a conclusão avaliativa e o melhor tratamento.

Mais conforto para os pacientes

A técnica demanda, muitas vezes, procedimentos mais rápidos, proporcionando maior conforto para os pacientes. Outro ponto é que, por conseguir fornecer imagens em tempo real, ela evita que exames sejam refeitos.

Avanços para pesquisas médicas

De forma geral, a DDR chega abrindo portas para pesquisas mais detalhadas, aprofundando o estudo sobre o corpo humano e seus movimentos.

Com tanta informação, fica fácil compreender que os avanços tecnológicos seguem impulsionando a medicina diagnóstica, não é mesmo?

Ao investir em tecnologias de ponta para o setor radiológico, a sua clínica passa a ser ainda mais atualizada e moderna, fornecendo atendimentos mais completos e simplificados.

Torne sua clínica radiológica ainda mais tecnológica com os aparelhos de ponta da FutureMed, dentre eles aparelhos de raio x, monitores, placas DXD e muito mais. 

Clique aqui, agende uma conversa com nossos especialistas e tenha a certeza de estar adquirindo os melhores equipamentos radiológicos do mercado.

Mais Conteúdos
Tudo o que você precisa saber sobre o detector digital de raio x veterinário Mars 1417X – 1717X
EPIs na radiologia: saiba quais são e as maneiras seguras de se proteger