Inteligência Artificial e suas aplicações na radiologia

A Inteligência Artificial (IA) segue em constante expansão em todo o mundo. Tanto que, de acordo com pesquisa feita pela Access Partnership e pela Amazon Web Services (AWS), 97% de todos os empregadores do Brasil planejam usar soluções baseadas em IA até 2028.

O número pode até assustar, mas a aplicação da Inteligência Artificial na radiologia é um passo importante para fornecer serviços ainda mais completos e eficientes.

Pensando em auxiliar você nesse assunto, elaboramos este conteúdo. Nele, será possível entender o que é essa tecnologia, suas vantagens e muito mais, tudo isso relacionado com a radiologia. Vamos nessa!

O que é a Inteligência Artificial na radiologia?

A IA presente na radiologia é uma tecnologia capaz de inovar, aprimorar e automatizar a rotina deste setor de saúde.

Podem ser beneficiados pela IA exames de imagens como as tomografias computadorizadas (TC), ressonância magnética (RM), ultrassonografias, raio x tradicionais e demais exames.

Com isso, o objetivo é melhorar a precisão dos diagnósticos, oferecendo benefícios para todos os envolvidos. 

IA e sua aplicação na radiologia

Quando aplicado à radiologia, o uso da Inteligência Artificial, segue se destacando. Algumas atividades já estão sendo utilizadas e aprovadas no segmento. São elas:

Exames de imagem

Os exames de imagem são os que mais se beneficiam da IA. Devido a sistemas automatizados, os profissionais contam com recursos auxiliares para análise de diagnósticos, por exemplo.

A partir do momento que o paciente realiza um exame radiográfico, o profissional responsável pode armazená-lo, tornando a transmissão de informações segura. Por outro lado, a Inteligência Artificial também atua como uma receptora desses exames, fornecendo uma leitura detalhada das imagens.

Leitura de laudos

Sistemas mais inteligentes se fazem presentes nas leituras dos laudos, um processo onde os especialistas recebem os prontuários e os avaliam em conjunto com as imagens, chegando, assim, a um diagnóstico mais eficaz.

Com o uso da IA, a leitura desses laudos se torna mais ágil, tendo em vista que os algoritmos têm capacidade de reconhecer termos, indicações e elementos que podem aparecer durante uma avaliação do quadro clínico.

Treinar os sistemas

É fundamental compreender que a Inteligência Artificial na radiologia vai além das imagens e laudos; essa tecnologia pode inclusive realizar treinamento de sistemas.

A linguagem utilizada para programação das máquinas chama-se Machine Learning, que nada mais é do que a capacidade de identificar padrões e criar conexões por meio de algoritmos e Big Data.

Benefícios da IA na radiologia

De forma geral, a Inteligência Artificial desempenha um papel de grande importância quando se trata do setor radiológico, pois ela proporciona inúmeros benefícios aos pacientes e profissionais do setor. Entre eles, podemos destacar:

  • Diagnósticos mais rápidos: a tecnologia é capaz de analisar maior volume de imagens radiológicas, atuando diretamente na identificação de anomalias e diagnósticos de forma mais precisa.

  • Exames com imagens mais nítidas: essa pode ser considerada a principal e mais eficaz aplicação da Inteligência Artificial na radiologia, afinal, por meio dessas imagens com maior qualidade, tem-se um diagnóstico mais preciso do estado clínico do paciente.

  • Maior precisão nos diagnósticos: junto a análises objetivas, essa tecnologia pode atuar na redução de erros, melhorando a confiabilidade dos resultados.

  • Tratamentos personalizados: com a IA, é possível analisar dados dos pacientes e personalizar o melhor plano de tratamento, sempre considerando as características e necessidades individuais de cada paciente.

  • Integração das informações: é fundamental que o setor radiológico atue de forma integrada com os demais departamentos, com uma comunicação efetiva. A Inteligência Artificial pode garantir essa interação, facilitando o envio e recebimento de informações.

  • Possível redução de custos: automatizar os processos com a ajuda da IA pode promover maior eficiência nas operações, promovendo uma redução de custos para as clínicas de radiologia.

Por último, é válido destacar que nenhum tipo de tecnologia será igual ao conhecimento e, principalmente, à experiência humana, mas ele pode ser um grande aliado nas análises e na obtenção de resultados radiológicos.

Dessa forma, invista em sistemas inteligentes, agilizando os resultados e promovendo tratamentos mais assertivos. 

Para mais artigos como este, visite nosso blog e nos acompanhe no Facebook e Instagram!

Mais Conteúdos
Tudo o que você precisa saber sobre o detector digital de raio x veterinário Mars 1417X – 1717X
EPIs na radiologia: saiba quais são e as maneiras seguras de se proteger