Entenda a importância da calibração para aparelhos de raio x

A qualidade das imagens radiológicas é fundamental, porém, isso só é possível se os equipamentos forem calibrados corretamente.

Problemas de regulagem e manutenção nos equipamentos de raio x podem ocasionar exames com imagens erradas, fazendo com que o médico realize diagnósticos imprecisos. 

Assim, é de máxima importância manter um controle de qualidade e as calibrações em dia. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este conteúdo. Boa leitura!

Saiba o que é a calibração de um aparelho de raio x

A calibração pode ser definida como um procedimento utilizado na hora de analisar os equipamentos da fim de verificar se eles estão em condições confiáveis para serem utilizados.

Assim, valores de um equipamento de medição são comparados com o do aparelho visando identificar o padrão de referência. Dessa forma, é possível avaliar se o equipamento está ou não apto para o uso.

Por outro lado, quando não é calibrado, a precisão do aparelho é prejudicada, interferindo na qualidade dos exames radiológicos.

Importância de manter os aparelhos de raio x calibrados

Aparelhos que fazem uso de radiação para a resolução de imagens podem sofrer consequências caso a calibração não seja realizada, colocando, inclusive, a integridade física dos pacientes em risco.

Assim, a calibração periódica nos feixes de raio x é superimportante, assegurando que tudo estará dentro das normas regulamentadoras.

Se o feixe estiver com pouca homogeneidade, imagens de péssima qualidade serão obtidas. 

Agora, se a propriedade do feixe de raio x estiver alta, também é possível que as imagens não saiam adequadas. Ou seja, ele deve estar sempre em ótimas condições, o que é possível apenas com a calibração periódica.

Entenda a importância de realizar calibrações periódicas

As calibrações e a segurança dos aparelhos radiológicos vêm de uma exigência da RDC 330/19, garantido que tudo estará em perfeitas condições de uso.

Além da segurança e confiança nos resultados obtidos, calibrar os aparelhos proporciona inúmeros benefícios. São eles:

  • detectação antecipada de falhas ou defeitos que o aparelho pode sofrer;
  • evita que a empresa seja multada ou interditada;
  • atua de forma positiva para a qualidade das imagens geradas;
  • impede possíveis desgastes nos aparelhos de raio x, permitindo ajustes antecipados e economia financeira;
  • contribui para redução de custos.

Assim, seus aparelhos radiográficos podem melhorar seus resultados, a segurança e, principalmente, a produtividade como um todo.

Diferença entre calibração e manutenção

Calibração e manutenção são dois processos necessários para garantir um bom funcionamento dos seus aparelhos.

Entretanto, contam com diferenças, sendo que a calibração atua para identificar possíveis erros nos aparelhos, garantindo que estejam funcionando perfeitamente, com total proteção e qualidade.

Por outro lado, a manutenção é conhecida por ajustar esses aparelhos, consertando-os sempre que falhas forem detectadas no processo de calibração.

De forma geral, calibração e manutenção visam contribuir para que os aparelhos de raio x não parem de funcionar, promovendo segurança para os seus pacientes. E mesmo que apresentem funções distintas, atuam em conjunto. Então, fique de olho nesses dois aspectos.

Calibração e manutenções preventivas e corretivas é com a Futuremed

Equipamentos de raio x devem ser calibrados de forma periódica, tudo para garantir níveis corretos de radiação emitida. Mas, para que isso aconteça, os processos de calibração devem ser certificados de acordo com as normas exigidas pelo Inmetro.

A FutureMed conta com equipe qualificada e treinada para a realização de calibrações periódicas em aparelhos de raio x e demais itens de diagnóstico por imagem. Todo processo de manutenção preventiva e corretiva ocorre levando em consideração as normas do Inmetro e da Rede Brasileira de Calibração (RBC).

Com isso, clínicas, hospitais, centros de saúde e veterinários contam com máxima segurança para atender seus pacientes. Afinal, tudo estará em conformidade e em pleno funcionamento.

Para saber mais ou contratar nossos serviços de calibração, fale com um de nossos especialistas!

Atuamos com qualidade de imagem e otimizações precisas!

Mais Conteúdos
Tudo o que você precisa saber sobre o detector digital de raio x veterinário Mars 1417X – 1717X
EPIs na radiologia: saiba quais são e as maneiras seguras de se proteger