Benefícios de se investir em raios X portáteis

Indicado para o auxílio de diagnósticos de doenças e enfermidades daqueles pacientes impossibilitados de se locomoverem, o raio X portátil é um aparelho tecnológico responsável por proporcionar inúmeros benefícios.

Trata-se de um equipamento de alta capacidade de radiação, promovendo segurança ao paciente e oferecendo resultados acima da média.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de acompanhar esse conteúdo. Boa leitura!

O que são raios X portáteis?

Estes aparelhos são uma espécie de câmera fotográfica, alimentados ou não por baterias e que não possuem base fixa. Diferentemente dos equipamentos presentes em salas de radiologia, os portáteis são compactos e leves, o que possibilita a sua mobilidade.

Esses dispositivos aumentam a exposição à radiação, por isso seu uso é indicado apenas para ambientes e situações em que os aparelhos fixos convencionais não podem ser utilizados, por exemplo:

  • acidentes nos quais os indivíduos devem ser examinados no local;
  • centros cirúrgicos, quando o paciente está sedado;
  • centros de detenção e lares de idosos (situações de confinamento do paciente);
  • operação em áreas remotas ou isoladas sem instalações radiológicas ou energia elétrica.

Conheça alguns modelos portáteis de aparelhos de raio X

Devido aos avanços tecnológicos, os aparelhos de radiologia vêm contando com novas técnicas. É o caso dos portáteis, que promovem auxílio e agilidade nos atendimentos.

A seguir, confira alguns desses modelos tão fundamentais para o dia a dia clínico.

Canis 5C – raio X portátil

Aparelho de raio X indicado para hospitais, clínicas e home care veterinário. O Canis 5C é pequeno, leve, de fácil manuseio e alta potência.

Com um detector de imagens de alta resolução, é capaz de produzir radiografias mais nítidas e precisas, fazendo com que o profissional identifique lesões, fraturas e demais condições de saúde de maneira precisa. 

É, sem dúvidas, um aparelho compacto e muito eficiente para quem deseja oferecer diagnósticos mais rápidos, precisos e seguros aos pacientes.

Raio X digital nível Topaz

Um sistema de radiografia digital móvel de última geração faz com que esse aparelho tenha ampla cobertura e melhor fluxo de trabalho, realizando projeções com o máximo de conforto aos usuários.

Com tela sensível ao toque e capacidade de rede DICOM 3.0, o Topaz fornece interface conveniente de usuário e fácil operação, processa imagens digitais com base em visão anatômica e conta com suporte radiográfico junto com a função de controle automático do colimador.

Raio X portátil JADE

JADE é um sistema de raio X portátil altamente versátil e inovador, que se adapta para atender os mais variados usos clínicos. Além disso, é uma unidade compacta e poderosa, devido à saída de 4 kW e seus componentes projetados exclusivamente para aumentar a sua eficiência e diminuir o fluxo de trabalho.

Sendo um dos aparelhos portáteis mais leves do mercado radiológico, permite utilização de em diferentes ambientes, o que inclui leitos, salas de cirurgia, unidades de terapia intensiva, cuidados domiciliares e áreas médicas aplicadas.

Assim, pode-se afirmar que o JADE é um dos equipamentos de raio X portáteis mais intuitivos e fáceis de usar.

Benefícios de utilizar esse tipo de equipamento

Uma coisa é certa: exames radiográficos são essenciais para auxiliar médicos durante a solução de diagnósticos que envolvam fraturas e enfermidades.

Sendo um excelente precursor de imagem, o aparelho portátil vem evoluindo a cada dia em meio à tecnologia e oferecendo diferentes benefícios. Confira-os abaixo.

Qualidade

Mesmo sendo um aparelho pequeno, fornece a mesma qualidade de imagens dos aparelhos robustos e enormes, sem comprometer a função. Por ser digital, oferece recursos para facilitar o uso, como alguns ajustes e configurações baseadas em cada tipo de paciente.

Segurança

A radiação emitida pelos aparelhos de raio X portáteis é menor do que os demais equipamentos. Isso porque a tecnologia permite uma concentração do feixe de raio X muito focada, com pouca ou nenhuma saída de radiação.

Praticidade

Por ser compacto, muito semelhante a uma câmera fotográfica profissional, é conhecido por não ocupar espaço, podendo ser facilmente manuseado e alcançando os melhores resultados.

Instalação e manutenção

Equipamentos portáteis não demandam nenhum tipo de estrutura especializada ou instalação.

Compatibilidade

São aparelhos muitas vezes compatíveis com o uso de sensor digital, placa de fósforo e filme radiográfico.

O equipamento é muito aplicado em vários segmentos médicos, melhorando a qualidade de serviços e diagnósticos oferecidos.

Esperamos que tenha gostado do assunto. Se ainda tiver alguma dúvida ou quiser conhecer melhor esses equipamentos, fale com um de nossos especialistas.

Mais Conteúdos
Tudo o que você precisa saber sobre o detector digital de raio x veterinário Mars 1417X – 1717X
EPIs na radiologia: saiba quais são e as maneiras seguras de se proteger